O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com os líderes do governo no Congresso nesta segunda-feira (3), em meio a uma série de derrotas sofridas pelo governo em votações recentes.
Os líderes José Guimarães (PT-CE), Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) são esperados para o encontro, conforme reportado pela CNN Brasil.
Lula optou por assumir pessoalmente as conversas com os líderes parlamentares, afastando a atribuição exclusiva do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Fontes próximas ao presidente afirmam que ele pretende tornar esses encontros diretos uma prática regular, especialmente após os reveses enfrentados recentemente.
A decisão de Lula de se envolver diretamente está relacionada às derrotas do governo em votações legislativas. Na última terça-feira, 28, durante sessão conjunta do Congresso, o governo sofreu várias perdas, incluindo a queda do veto presidencial à chamada "Lei da Saidinha", que restringe as saídas temporárias de presos.
Além disso, um veto de Jair Bolsonaro (PL) relacionado à punição de atos de "comunicação enganosa em massa" foi mantido. Na Câmara dos Deputados, o governo foi obrigado a ceder e negociar a isenção de impostos para compras internacionais até US$ 50, conhecida como "taxa das blusinhas".
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, minimizou a derrota do veto presidencial à Lei da Saidinha, afirmando que o atual Congresso é mais conservador e que, apesar dos obstáculos, o governo conta com apoio legislativo nas agendas econômica e social.
Leia também no Rio Carta:
- ‘Mata Rindo’ e ‘Raylander’ fogem após saidinha e viram alvo de caçada no Rio
- STF derruba taxa de São José do Vale do Rio Preto sobre antenas de celular
- Show gratuito de Lauryn Hill e Ludmilla muda de lugar e será realizado na Enseada de Botafogo
- Alerj convoca Wellington José para vaga de Thiago Rangel após decisão do STF
Carregando comentários...