O governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, suspendeu temporariamente o pagamento da parcela mensal da dívida do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que afetam o estado.
A suspensão vai vigorar até 31 de dezembro de 2024, quando termina o período de calamidade, de acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.
A decisão foi tomada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após reuniões com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
O pedido de suspensão foi feito pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para aliviar as finanças estaduais durante a reconstrução.
Até agora, o pedido não foi formalizado ao Tesouro Nacional. As negociações devem começar nas próximas semanas para definir as contrapartidas estaduais relacionadas à suspensão da dívida de R$ 3,5 bilhões.
Leia também no Rio Carta:
- ‘Mata Rindo’ e ‘Raylander’ fogem após saidinha e viram alvo de caçada no Rio
- STF derruba taxa de São José do Vale do Rio Preto sobre antenas de celular
- Show gratuito de Lauryn Hill e Ludmilla muda de lugar e será realizado na Enseada de Botafogo
- Alerj convoca Wellington José para vaga de Thiago Rangel após decisão do STF
Carregando comentários...