A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou a criação de um fundo destinado a remunerar países que preservam suas florestas tropicais, denominado "Florestas Tropicais Para Sempre" (TFFF).
A proposta, que será apresentada na COP30 em Belém no final de 2025, prevê benefícios anuais de R$ 8 bilhões para o Brasil, conforme relatado em entrevista à Folha de S. Paulo.
Diferente de programas existentes que recompensam a redução do desmatamento, o TFFF visa apoiar nações que mantêm suas florestas intactas por um período mínimo de 20 anos, promovendo a preservação a longo prazo.
Silva destacou a necessidade de adaptar as políticas ambientais para enfrentar eventos climáticos extremos, como secas e incêndios, que têm afetado o país. Ela propõe declarar um "estado de emergência climática" em 1.942 municípios vulneráveis, para antecipar recursos e ações de mitigação.
A ministra também abordou os desafios na redução do desmatamento e na gestão de desastres naturais, enfatizando a importância de uma transição justa para energias renováveis.
Além disso, Silva comentou sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, enfatizando que o processo de licenciamento deve ser técnico e livre de interferências políticas.
Segundo ela, o debate global inclui a necessidade de empresas como a Petrobras se transformarem em empresas de produção de energia, não se limitando à exploração de petróleo.
Leia também no Rio Carta:
- ‘Mata Rindo’ e ‘Raylander’ fogem após saidinha e viram alvo de caçada no Rio
- STF derruba taxa de São José do Vale do Rio Preto sobre antenas de celular
- Show gratuito de Lauryn Hill e Ludmilla muda de lugar e será realizado na Enseada de Botafogo
- Alerj convoca Wellington José para vaga de Thiago Rangel após decisão do STF
Carregando comentários...